quarta-feira, 25 de março de 2009

A pequena loja dos horrores (1960)


"Feeeeeed meeeee! FEED ME!"
Essa é uma fala constante nesse filme dirigido por Roger Corman e é dita pela engraçada planta carnívora que é nada mais nada menos que a estrela dessa comédia macabra. Andrey Jr., nome dado a plantinha, foi uma criação de um estabanado ajudante de floricultura aspirante a botânico, Seymour Krelboin. Desesperado pra não perder seu emprego na modesta floricultura do mesquinho Gravis Mushnick, Seymor inventa essa planta pelo cruzamento de outras duas e a trás para mostrar a seu chefe. Mas, mesmo com muitos cuidados, a planta vive doente. Até, que acidentalmente, Seymor deixa pingar uma gota de sangue dentro dela e ela se reanima. Despois, de alguns acontecimentos inusitados e alguns corpos humanos, Andrey Jr. fica enoooorme e vira atração local.
Esse obra teve poucos recursos, efeitos especiais bem toscos e foi rodada apenas em dois dias. Sim, nada parecido com as gigantescas produções de hoje. Porém, é na simplicidade dela que reside a oportunmidade de se apreciar o brilhante roteiro, com toques de um excelente humor negro e revelações de ótimas atuações. Como, por exemplo, pela ponta feita por Jack Nicholson, que no filme é um masoquista de um jeito leve e engraçado (que encaixa perfeitamente com aquela cara de doido dele ;P). Também, vale destacar que todos os personagens parecem irreais, eles são caricaturais, como se estivessem num desenho; na verdade, todo o filme meio que tem um jeitão de teatro.
Uma curiosidade, é que o talentoso roteirista, Charles B. Griffith, emprestou sua voz para Andry Jr. no filme (só sei que aquela vozinha dizendo feed me ta me fazendo rir até agora ;P) e também participou em carne e osso como um paciente que grita de dor nas mãos do sádico dentista Dr. Farb. Outra curiosidade é que o filme recebeu também o nome original alternativo de “The Passionate People Eater”. Também tem uma versão mais recente de 87.
Esse filme foi laçando em DVD a algum tempo e pode ser encontrado com um preço bem legal (R$9,99, pelo menos foi o preço pelo que meu namorado comprou) em lojas como Hiperbompreço (Wall Mart), Americanas e Extra. A capa é essa da foto aí de cima, com Nicholson na capa (ele pode até ser só uma ponta no filme, mas está fantástico de todo jeito).

Também tem pra baixar pelo torrent
, download aqui. Sendo que está em inglês. Infelizmente, não achei ele em português, nem legenda em português. Achei só essas aqui, que tem nas versões em espanhol, turco e italiano. Espero que ajude em algo ;P. Ahhh, pode assistir também pelo youtube, tá lá dividido em mil 12 partes. Como também tem no youtube o trailer.


Ficha técnica

A PEQUENA LOJA DOS HORRORES (The Little Shop of Horrors, Estados Unidos, 1960). AIP (American International Pictures), Preto e Branco, 72 minutos
Direção: Roger Corman.
Roteiro: Charles B. Griffith
Produção: Roger Corman
Fotografia: Archie R. Dalzell e Vilis Lapenieks
Música: Fred Katz
Edição: Marshall Neilan Jr.
Direção de Arte: Daniel Haller
Maquiagem: Harry Thomas
Elenco: Jonathan Haze (Seymour Krelboin), Jackie Joseph (Audrey Fulquard), Mel Welles (Gravis Mushnik), Dick Miller (Burson Fouch), Myrtle Vail (Winifred Krelboin), Tammy Windson e Toby Michaels (Garotas adolescentes), Leola Wendorff (Siddie Shiva), Lynn Storey (Hortence Feuchtwanger), Wally Campo (Detetive Sargento Joe Fink / Narrador), Jack Warford (Detetive Frank Stoolie), Meri Welles (Leonora Clyde), John Herman Shaner (Dr. Farb), Jack Nicholson (Wilbur Force), Charles B. Griffith (voz de Audrey Junior / Paciente que grita de dor no dentista).


Um comentário:

Brechó Maluco disse...

Oi!

Vim te convidar para conhecer meu cantinho.

Passa lá

http://brecho-maluco.blogspot.com

Bjks