sábado, 21 de março de 2009

Protetor solar

Os raios solares além de lhe causarem desconforto por causa do calor também são prejudiciais para a pele se não for tomado alguns cuidados. E se você morar num lugar quente como pernambuco, onde os raios atingem com maior intensidade, então é que se deve tomar cuidado MESMO.
Infelizmente, por motivos culturais, pouquíssimas pessoas têm o hábito de usar protetor solar diariamente, muitos acham tal ato perda de tempo, frescura, etc etc etc Mas, isso é engano que pode causar sérios problemas pra pele de uma pessoa. Além, do uso regular e correto poder ajudar esteticamente, cuidando da pele e prevenindo contra envelhecimento precoce e outras coisas mais (olha aí, o filtro solar pode economizar aquele botox futuro :P), ele também previne doenças, como por exemplo o câncer de pele.
Eu, admito, também estava na parcela da população que só o usava para ir à praia, mas com umas mudanças de rotina e sentindo minha pele sendo exposta a um sol desgraçado, resolvi tomar vergonha na cara e mudar meus hábitos. Ahh, outra coisa que me fazia correr de protetor solar era o cheiro, acho aquele cheiro típico de protetor solar horrível. Mas mas mas, para isso também encontrei solução; como também pra não ficar com a pele oleosa e melecada.

Então, pesquisando mais sobre o assunto na internet, achei umas dicas bem interessantes. Reunindo tais informações:

Mitos e verdades sobre o uso do protetor solar


O protetor solar deve ser aplicado todos os dias
Verdade. O protetor solar é o melhor aliado da saúde da pele. Por falta de cultura e até mesmo informação, a maioria das pessoas só aplica o filtro solar quando estão expostas diretamente aos raios solares, ou seja, durante as férias na praia. Porém, ele deve ser usado diariamente, mesmo nos dias nublados, com FPS 15, no mínimo.

Assim como a pasta de dente e o fio dental, por exemplo, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza. Para estimular o hábito, deixe o produto em local visível ou próximo de seus itens pessoais. Isso irá ajudá-la a começar a ter disciplina. O uso contínuo do protetor solar retarda o envelhecimento da pele, prevenindo manchas e rugas.

O protetor solar deve ser aplicado uma vez por dia
Mito. O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver necessidade. No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol (rosto, pescoço, colo, braços e mãos) e, quando estiver na praia, em todo o corpo. Mesmo depois daquele mergulho ou após secar a pele com a toalha, você deve reaplicar o produto.

O sol causa problemas de pele
Verdade. Os primeiros problemas da falta do uso de protetor solar são as queimaduras. Depois temos a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e flacidez. Estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto é conseqüência do abuso da exposição ao sol, e não em decorrência da idade.

A exposição solar causa câncer
Verdade. A exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer de pele - considerado o tumor de maior incidência no Brasil. Por isso, os cuidados com a pele devem começar na infância a partir dos seis meses. Este simples cuidado diário pode reduzir as chances de se contrair a doença em até 85%.

Posso tomar sol o dia inteiro com protetor solar
Mito. Os horários recomendados para se expor ao sol são antes das 10h e após às 16h. Mas, sempre com proteção adequada.

Pessoas com pele seca e oleosa podem usar o mesmo tipo de protetor
Mito. Pessoas de pele seca devem usar protetor solar mais cremoso e aquelas com pele mais oleosa devem optar por um protetor livre de óleo (oil free), nas versões em gel ou spray.


Protetor solar. Você sabe como usar corretamente?

Atualmente, o fator de proteção do protetor solar (FPS) é estabelecido com base na proteção proporcionada pela aplicação de uma quantidade de 2 miligramas do produto em cada centímetro quadrado do corpo. Estudos demonstraram que muitos consumidores usam menos da metade dessa dosagem.

Na prática, ignoramos o modo de usar da embalagem e aí pode morar o perigo. Com aquele pouquinho que a gente costuma usar, quantidade que cabe no polegar, só conseguiremos uma proteção que pode variar entre um quarto e um terço da informada na embalagem do produto.

Então, atenção para as dicas da embalagem. E para não ter problemas durante o Verão como alergias, queimaduras, insolação, envelhecimento precoce e, principalmente, câncer de pele, tome certos cuidados na hora de se expor ao sol.

- o horário de exposição deve ser o de menor intensidade dos raios solares. Não é recomendável a exposição ao sol entre 10 e 16 horas; - Não é aconselhável permanecer por longos períodos na mesma posição, como dormir, por exemplo. O ideal é mudar de posição freqüentemente;

- Tomar sol moderadamente para que o efeito das radiações solares seja benéfico;

- Áreas sensíveis como rosto, lábios e cabeça, principalmente os calvos, necessitam de um cuidado maior e, portanto, de um protetor solar de FPS mais elevado;

- Durante a exposição solar, não é aconselhável a utilização de produtos como perfumes ou outros não específicos, como descolorantes para os pêlos. Eles devem ser evitados. Em geral, promovem queimaduras e podem aumentar os casos de alergia, além de não protegerem contra os efeitos das radiações solares;

- Alguns produtos de uso diário, como batom e maquilagens, fornecem proteção natural. Geralmente contêm, em sua composição, agentes refletores de radiação solar;

- O consumidor também deve tomar cuidado com a utilização de certos medicamentos, como o ácido acetil-salicílico (aspirina), que em combinação com o protetor solar e o sol podem provocar reações alérgicas;

- Produtos importados devem trazer informações claras e em português quanto ao seu nível de proteção, tipo de pele indicado, modo de uso e demais informações que permitam sua utilização correta;

- Optar por guarda-sóis de algodão e de cor clara. A cor escura absorve radiação e calor. Tecidos de nylon produzem sombra, mas não protegem da radiação solar;

- Verificar qual é o fator de proteção mais adequado para o seu tipode pele. Em caso de dúvida - de preferência sempre - devem ser utilizados os produtos com FPS mais elevados;- O mormaço também ocasiona queimaduras. A brisa, por oferecer uma sensação refrescante, pode levar a pessoa a esquecer os efeitos nocivos do sol;

- A eficiência de um protetor solar está relacionada diretamente à sua utilização correta. Fique atento às instruções da embalagem quanto ao tempo de reaplicação do produto, levando em consideração fatores como a transpiração e o contato direto da pele com qualquer superfície que propicie a remoção do produto.

Você sabe escolher o protetor solar mais indicado para sua pele? Veja aqui:
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/verao/mat/2007/11/30/327394711.asp


Tabela do fator de proteção x bloqueio dos raios ultravioletas:

Fator de proteção do filtro solar

Bloqueio de raios ultravioletas

10

90,0%

20

95,0%

30

96,7%

60 98,3%

Em teoria o fator de proteção do filtro solar é um multiplicador do tempo levado para queimar. Por exemplo, se uma pessoa queima depois de 12 minutos sob o sol, levaria 120 minutos para queimar usando um bloqueador solar com fator de proteção 10. Porém, na prática a proteção do bloqueador solar depende de fatores como:
. tipo de pele;
. quantidade de protetor solar aplicado e freqüência das re-aplicações;
. atividade engajada, por exemplo natação ocasiona perda do filtro;
. quantidade de protetor solar absorvida pela pele;
. porcentagem de raio ultravioleta refletida pelo ambiente, por exemplo areia.


Alguns produtos:
http://shopping.uol.com.br/protetor-solar.html

Outra opção é mandar fazer numa farmácia de manipulação.
Espero ter ajudado.

Nenhum comentário: